Conteúdo na íntegra

Habilidades técnicas ou comportamentais: qual é a chave para o sucesso dos investimentos a longo prazo?

A assessoria de investimento assertiva pode restabelecer a perspectiva financeira no mercado

Por Paulo Sodré, assessor MCI Capital

O mercado de ações sempre pareceu algo muito distante do público brasileiro, seja pela falta de educação financeira no país ou burocracia do próprio mercado, isso acaba por desestimular o investidor ao longo do tempo. A constante troca de padrões monetários em um passado não tão distante da nossa economia, fazia com que os poupadores buscassem outras fontes de investimento mais populares: imóveis e a caderneta de poupança.

Quando finalmente tivemos uma moeda mais estável em termos de inflação, o país possuía juros tão altos que desestimulava qualquer investimento de maior risco. No entanto, houve uma mudança de paradigma nesse cenário, pois o mundo passa por um ambiente deflacionário e de juros baixos. Parece não haver alternativa a não ser buscar aumentar a volatilidade da carteira em busca de melhor performance.

O crescimento expressivo do número de investidores em bolsa no Brasil impressiona, apenas em 2020 o número de CPF’s cadastrados na B3 aumentou em 92% e dá a impressão de que o poupador brasileiro, desta vez, chegou para ficar.

Porém, aquele estereótipo especulativo, de negociar ações com frequência em busca de ganhos rápidos, que geralmente levam a permanentes perdas, permanecem em parte dos novos entrantes.

Perfil 

Educar o novo investidor é uma missão diária e sempre batemos na tecla: de nada adianta se matar de estudar para compreender o mercado e as empresas, se o seu psicológico não aguentar os altos e baixos do mercado. Entender seu perfil é o primeiro passo para definir uma alocação adequada.

Neste ponto, uma capacidade diferenciada para fazer gestão ativa do seu patrimônio em ações é para poucos. Embora todos tenham acesso aos balanços de empresas e ótimos cursos de investimentos, poucos têm aquilo que o megainvestidor Howard Marks chama de second-level thinking, a capacidade de pensar e se comportar diferente da média, para assim gerar valor no seu portfólio no longo prazo.

Uma vez que a média do mercado prevalece, como gerar valor acima da média? Nas palavras de Marks: você precisa de uma habilidade excepcional, o que poucas pessoas possuem.

Há grandes investidores com essa “habilidade excepcional” que fazem gestão de recursos de terceiros e estão acessíveis para a maior parte do público. Isso permite delegar parcelas de nossos recursos para serem investidos por pessoas fora da curva e que se mostraram extremamente competentes em diferentes momentos econômicos.

Por uma série de fatores, principalmente por aspectos psicológicos, bater o mercado não é tarefa fácil e até improvável para o investidor pessoa física, que tem pouco tempo disponível de seu dia para fazer estudos avançados. Poder contar com fundos, nos quais os melhores investidores profissionais estão presentes, é uma grande vantagem; quando temos excelentes gestores, o risco diminui e aumenta a probabilidade de bom retorno.

Se você quer fazer uma gestão ativa do seu patrimônio em ações: muito estudo. Dominar as principais técnicas de valuation, conhecer bem as empresas, ter um bom conhecimento em economia são fundamentais. A disciplina, foco no longo prazo, pensamento contrário e gestão de risco serão as principais ferramentas necessárias para vencer o mercado.

Venha para a MCI Capital

Traga uma assessoria de investimentos personalizada para a sua vida

Conheça os benefícios da nossa assessoria e descubra como investir com responsabilidade, confiança e segurança.