Assim como em outras áreas da sociedade, a presença feminina vem crescendo também no mercado financeiro. Ainda que correspondam a menos de 30% do total de investidores, elas vêm ganhando destaque por meio da atuação e prometem atrair mais mulheres para o setor nos próximos anos.
Quer conhecer mais sobre elas? Nós da MCI Capital separamos 4 mulheres que se destacam no mercado financeiro e que você precisa conhecer a partir de agora! Então, continue a leitura desse post até o final!
Uma das mais populares da lista, Luiza Trajano é presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, uma das maiores redes de varejo do Brasil. Formada em direito e administração de empresas, Trajano é considerada a grande responsável por uma reviravolta na trajetória do negócio fundado pela sua tia, em 1957.
Isso porque foi no momento em que assumiu o comando da rede, na década de 1990, que a executiva foi responsável pela criação das primeiras lojas on-line da marca, em um período onde o e-commerce ainda engatinhava no país.
Ao mesmo tempo, Trajano investiu na expansão da rede pelo país, inclusive comprando outras empresas para acelerar esse processo.
O Magazine Luiza, no entanto, só estreou na Bolsa de Valores em 2011. Todavia, o movimento fez com que Luiza Trajano fosse uma das primeiras mulheres a estar à frente de uma empresa listada no mercado financeiro. Hoje, possui uma fortuna avaliada em mais de R$4 bilhões, sendo conhecida ainda pelo envolvimento em pautas sociais.
Cristina Junqueira é mais uma brasileira de destaque no mercado financeiro. Nascida em Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo, ela é formada em engenharia de produção pela USP e possui MBA pela Northwestern University.
Depois de acumular passagens pelo Itaú, Booz Allen Hamilton e Boston Consulting Group, Junqueira decidiu fundar um negócio que revolucionou o sistema bancário do Brasil: o Nubank.
O projeto, aliás, deu tão certo que ela foi eleita pela Forbes em 2020 uma das 20 mulheres mais poderosas do país.
Leda Braga é considerada a brasileira mais rica de Wall Street e uma das mulheres mais ricas do mundo. Nascida no Rio de Janeiro, ela é fundadora e CEO da Systematica Investments. Trata-se de um fundo de investimento quantitativo (quants funds) que surgiu em 2015. Aliás, todas as operações do fundo são feitas por equações matemáticas e modelos estatísticos.
Formada em Engenharia pela PUC-RJ com doutorado também em Engenharia pela Imperial College London, ela acredita que, inegavelmente, para ganhar dinheiro com ações é necessário se atentar e pensar com base em dados, com muita disciplina e análises constantes.
Braga entrou no mercado em 1993, com passagens pela JP Morgan e, posteriormente, pela BlueCrest International. Durante a crise de 2008, ela conseguiu lucros acima de 40% com algoritmos criados a partir da matemática financeira.
A escocesa Jane Fraser é a primeira mulher a ser CEO de um grande banco americano. CEO do Citi Group, ela possui MBA pela Harvard Business School, assim como M.A. em economia pela Cambridge University.
Fraser faz parte do Citigroup desde 2004 e foi escolhida CEO entre 17 conselheiros de administração, sendo 8 mulheres.
Essas são 4 mulheres que se destacam no mercado financeiro. Quer saber mais sobre notícias desse mercado e dicas sobre investimentos? Continue de olho aqui no blog da MCI Capital!
Conheça os benefícios da nossa assessoria e descubra como investir com responsabilidade, confiança e segurança.