Conteúdo na íntegra

Presença das mulheres no mercado financeiro: veja a evolução

mulheres-no-mercado-financeiro

Foto: Reprodução/Envato

Os dados mostram que a presença feminina no mercado financeiro vem crescendo. Apesar de ainda carregar uma imagem muito atrelada aos homens, as mulheres estão ganhando cada vez mais espaço e destaque nessa área.

Quer saber mais sobre a evolução da presença das mulheres no mercado financeiro e o que vem possibilitando isso? Continue a leitura desse post até o final e confira!

Taxa de crescimento

Segundo informações publicadas pela Forbes, o número de CPFs de mulheres inscritas na B3, a Bolsa de Valores oficial do Brasil, subiu de 179 mil para 924 mil. Isso, aliás, só entre 2018 e 2021. Com isso, as mulheres representavam em 2021 26,6% dos investidores.

No entanto, segundo dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), entre aqueles profissionais com Certificação de Gestores de Carteiras, apenas 6% eram mulheres. 

Ao mesmo tempo, nos Estados Unidos, um estudo comandado pela Harvard Business School, mostrou que apenas 9% dos cargos na indústria de venture capital, 6% em private equity e 11% das posições de gestão dos fundos de investimentos norte-americanos eram ocupados por mulheres.

Ou seja, ainda que o número de investidoras tenha crescido, muitas delas acabam precisando confiar a gestão do seu patrimônio nas mãos de homens.

O que vem permitindo uma maior participação das mulheres no mercado financeiro?

São vários os fatores que vêm permitindo uma maior participação feminina no setor. Em primeiro lugar, precisamos lembrar que é uma evolução que vem acontecendo em diversas áreas da sociedade, não só no mercado financeiro. 

Além disso, especialmente no Brasil, vivemos uma sequência de 6 anos com redução da taxa básica de juros, ciclo que só se encerrou em 2021. Isso permitiu, sem dúvida, uma verdadeira e profunda revolução no mercado financeiro do país.

Ao mesmo tempo, houve uma forte ampliação do acesso à educação financeira nos últimos anos, permitida principalmente pela internet. Várias instituições respeitadas ofertam cursos totalmente on-line nesse segmento. Assim, mesmo quem passa o dia muito ocupado pode aproveitar um momento de folga ou o período de deslocamento para as atividades cotidianas e aprender mais sobre o assunto.

Por fim, a internet trouxe ainda outra ferramenta que leva educação e proporciona uma maior entrada no mercado financeiro: os influenciadores digitais. Dois dos principais do país, aliás, são mulheres: Nathalia Arcuri e Nath Finanças. Portanto, rolando o feed de alguma rede social, você facilmente pode ser impactado por um conteúdo útil e explicativo. 

Desafios para as mulheres no mercado

Assim como em outras profissões, as mulheres enfrentam uma série de desafios ao fazerem parte do mercado financeiro apenas pela questão de gênero. A diferença salarial é uma delas: não raramente, um homem que desempenha a mesma função que uma mulher ganha um salário maior.

Além disso, a identificação é uma maneira de fazer com que as mulheres se sintam convidadas a fazer parte do mercado e possam desempenhar seu trabalho de maneira mais confortável. Por isso, quanto mais mulheres estiverem presentes nas empresas do setor, especialmente em cargos de liderança, mais mulheres se sentirão convidadas a fazer parte e desenvolver uma carreira no mercado financeiro.

Agora que você já sabe mais sobre a evolução da presença das mulheres no mercado financeiro, quer saber mais sobre como investir com clareza e segurança? Conheça mais sobre a MCI Capital, a sua assessoria personalizada da XP Investimentos em Alagoas.

Venha para a MCI Capital

Traga uma assessoria de investimentos personalizada para a sua vida

Conheça os benefícios da nossa assessoria e descubra como investir com responsabilidade, confiança e segurança.